terça-feira, 18 de novembro de 2008

Xadrez As Leis do Jogo - Artº 8º

Artº 8º - Anotação dos Lances



8.1 Durante o decurso da partida é obrigatório a cada jogador registar em anotação algébrica (Apêndice E), os próprios lances e os do adversário, de maneira correcta, lance a lance, tão claro e legível quanto possível, no registo de partida fornecido. É proibido anotar o lance ainda não feito, a não ser que o adversário esteja a reclamar um empate de acordo com os Artigos 9.2 ou 9.3. O jogador pode responder ao lance do adversário antes de o anotar, se o desejar. Tem de anotar o seu lance anterior antes de executar outro lance. Ambos os jogadores têm de anotar a oferta de empate no registo de partida (Apêndice E.12). Se o jogador estiver incapacitado de anotar, um assistente, arranjado pelo jogador e autorizado pelo àrbitro, anotará os lances. O tempo do seu relógio deve ser reduzido pelo árbitro de modo justo.

8.2 O registo de partida deverá estar sempre visível para o árbitro durante a partida.

8.3 Os registos de partida são propriedade dos organizadores da competição.

8.4 Quando um jogador tiver menos de cinco minutos no seu relógio no decorrer de um período da partida e não receber bónus de 30 segundos ou mais após cada lance, ele não é obrigado a atender aos requisitos do Artigo 8.1. Imediatamente após a queda de uma das ‘setas’ o jogador tem de actualizar o seu registo de partida antes de fazer novo lance.

8.5

a. Se nenhum dos jogadores estiver obrigado a anotar, de acordo com o Artigo 8.4, o árbitro ou um assistente, deve estar presente e anotar os lances. Nesse caso, imediatamente após a queda da seta, o árbitro deverá parar os relógios. Então ambos os jogadores devem actualizar os registos de partida, usando o registo do árbitro ou o registo do adversário;

b. Se apenas um jogador estiver desobrigado de anotar, de acordo com o Artigo 8.4, tem de actualizar o seu registo de partida antes de fazer novo lance, logo que uma das setas tenha caído. Desde que seja a sua vez de jogar, o jogador pode usar o registo de partida do adversário, mas tem de devolvê-lo antes de fazer o seu lance;

c. Se não houver registo de partida completo disponível, os jogadores têm de reconstituir a partida noutro tabuleiro, sob a supervisão do árbitro ou de um assistente. Ele deverá primeiro anotar a posição actual, os tempos e o número de lances efectuados, se esta informação estiver disponível, antes de efectuar a reconstituição da partida.

8.6 Se os registos de partida não estiverem actualizados demonstrando que um jogador ultrapassou o limite de tempo, o próximo lance deverá ser considerado como sendo o primeiro do próximo período de tempo, a menos que haja evidência de que mais lances foram feitos.

8.7 Terminada a partida, os dois jogadores devem assinar ambos os registos de partida, indicando o resultado do jogo. Mesmo que incorrecto, este resultado deve permanecer, a menos que o árbitro decida de outra forma.

Artigo 8º das Regras do Jogo de xadrez, Simples e fácil de entender e compreender, mas julgo ser um artigo, que deve principalmente ser respeitado e acatado.
Explico:
Este artigo fala da anotação dos lances durante a partida, o ponto 8.1 esclarece sem qualquer duvida que mesmo deve ser feito de forma correcta, claro e legivel, facto que não se verifica na maior parte dos jogos, muitos dos quais nem sequer permitem a repetição do jogo. A anotação dos lances, julgo ser um assunto a discutir pot toda a comunidade xadrezistica, em 2 pontos;
1 - Eleger definitivamente a anotação "Inglesa", uma vez que hoje em dia praticamente todos os jogadores têm acesso a um computador para onde passam as suas partidas e no qual a anotação dos lances é feita com as iniciais das peças em Inglês.
2 - Começar bem cedo a incutir nos jogadores a responsabilidade de apontarem os lances com clareza, de modo que seja permitida a sua leitura. Nunca será demais recordar aos jogadores que os 30 segundos de incremento por lance, existem para permitir ao jogador anotar o seu lance sem "perder" o seu tempo normal de jogo, e não para "ganharem" tempo de jogo. Um trabalho a ser desenvolvido por todos os clubes com formação. A minha experiencia, como jogador e àrbitro, diz-me que quem não aprendeu a fazê-lo de forma correcta, já não se consegue emendar.
Por ultimo uma chamada de atenção, o registo da partida não é um bloco de apontamentos, onde se fazem desenhos, ou se anotam "inspirações" de ultima hora.
O ponto 8.2 diz que deve ser sempre permitido ao àrbitro consultar o respectivo registo, e o ponto 8.3, diz sem margem para duvidas que os mesmos são pertença da organização do torneio.
Os pontos seguinte, 8.4, 8.5 e 8.6, referem-se a situações de jogos sem incremento de tempo por lance e mais especificamente aos jogos com controle de tempos.
Por ultimo o ponto 8.7, mais ao qual deve ser prestada o máximo de atenção, diz da importancia do "registo de partida". Atenção ao assinar o mesmo, porque o resultado que lá estiver (independentemente de ser o resultado do jogo), é o que prevalece.
Haverá ainda uma questão a falar sobre este ponto, mas que vou deixar para mais tarde, e sobre qual pedirei ajuda, e que tem a ver com a reclamação que um jogador ou equipa queira apresentar sobre o jogo em causa.
Deve o registo de partida ser assinado nessa situação?
Pedirei ajuda para falar desta questão numa fase mais avançada das Regras do jogo de xadrez, provavelmente em considerações e disposições finais das mesmas.
Não poderia de forma alguma terminar esta "crónica" sem mais uma vez falar do Pedro Rodrigues, falecido esta semana. Àrbitro Internacional, foi Ele quem me deu o Curso de Arbitragem, e era a Ele a quem recorria sempre que tinha duvidas sobre qualquer situação, e principalmente antes da publicação dos artigos das regras neste espaço.
Esteja onde estiver, envio daqui mais uma vez uma palavra de agradecimento, um obrigado por tudo quanto me ensinou.

1 comentário:

Miquinhas disse...

Isto da anotação é, realmente, um grande problema! Anotar toda a gente anota... a grande questão é se se anota correcta e legivelmente.
Ultimamente, para poder inserir os jogos no blog, tenho passado muitas partidas e tenho verificado que, mesmo analisando as folhas dos dois jogadores, é impossível saber os lances que foram realizados! Ou seja, anota-se muitas vezes apenas porque é uma obrigação! Quantos jogadores verificam a partida no final, corrigindo (em quanto ainda têm o jogo bem presente) a folha de anotação?
Para os nossos jogadores mais jovens: analisem sempre as vossas partidas no fim do jogo (se possível, com o vosso adversário!).