sexta-feira, 14 de novembro de 2008

5 Anos

 

2003 2008



Quinto aniversário da ERDX Gil Vicente – memória na primeira pessoa

Caros amigos

O clube de xadrez celebra hoje oficialmente (dia 14 de Novembro) o seu quinto aniversário.

Não tenho uma relação umbilical com o xadrez, aliás detestava quando a Tv numa determinada época dos anos setenta dedicou algum tempo aos campeonatos do Mundo, nomeadamente no longo reinado de Karpov e em particular quando ele defendeu o título mundial contra Korchnoy; era uma valente seca estar à espera que colocassem ou substituíssem uma peça do tabuleiro que aparecia à nossa frente no écran, na minha casa era frequente o meu pai incentivar os jogadores com todo o tipo de impropérios e que nós pacientemente subscrevíamos.

Na minha estadia de três anos pela Escola Secundária de Vizela, após longos anos em que o vocábulo xadrez não se pronunciou, tive o prazer de conhecer ao vivo e a cores o primeiro campeão, um meu aluno do nono ano que em 1992 se sagrava campeão distrital de Sub 16, Vítor Costa; na altura fiquei surpreendido e pouco convencido, porque desconhecia que havia campeonatos de jovens, afinal ainda estava um pouco traumatizado da primeira experiência (televisiva).

Até que um dia (em 1994), já na Escola Básica 2/3 de Urgeses fui convidado a participar num torneio de xadrez organizado pela Associação de Pais; tinha poucos conhecimentos e beneficiei dos ensinamentos de um jovem de Mascotelos que na altura frequentava a nossa escola era jogador federado e venceu com toda a facilidade do mundo esse torneio, eu fiquei em 4º lugar e ainda conservo o troféu.

Passaram-se nove anos e ao abrigo de um programa de divulgação, no ano lectivo de 2002/03 monitores nomeados pela Associação de xadrez do distrito de Braga estiveram durante algum tempo na nossa escola com uma turma de quinto ano, eram eles: Ivo Silva, Paulo Silva, Pedro Silva e o actual campeão distrital, Carlos Novais, todos, contribuíram com a sua motivação e arte para a divulgação e aprendizagem do xadrez num primeiro momento.

Foram esses os primeiros alunos a beneficiarem da prática do xadrez, no entanto, esse grupo rapidamente desapareceu e quando efectivamente criei o clube, a 26 de Outubro de 2003 já não restava nenhum desses alunos.

Os primeiros atletas foram efectivamente os meus dois filhos, João e Helena e alunos da minha direcção de turma, a estes juntaram-se pouco depois, dois alunos do nono ano, os irmãos Diogo e Hugo Silva.

Foram estes atletas que inscrevi na Associação de xadrez do distrito de Braga, a 3 de Dezembro de 2003, o clube tornou-se no 36º filiado da AXDB.

O clube trabalhou em condições muito difíceis de sobrelotação, sem qualquer espaço para desenvolver a actividade, os nossos meninos jogaram muitas vezes no chão do corredor central de acesso à cantina e ao bar, uma vez que o salão de alunos estava muitas vezes encerrado.

Nesse ano de 2004, conquistou-se o primeiro prémio colectivo e o João Sequeira Costa venceu em Mirandela o 1º lugar de Sub 10, um grande feito para o nosso clube.

Em 2004/05, o clube escolar foi devidamente inscrito no D.E. e pela primeira vez o professor Fernando Costa usufruiu de tempos lectivos para a prática do xadrez; os apoios continuaram a ser muito escassos e as verbas foram canalizadas para o futsal, valeu-nos a magra verba adquirida pelo xadrez federado, de resto foi o professor Fernando Costa e os alunos envolvidos que suportaram todos os encargos com as deslocações.

A partir do momento em que o Desporto Escolar na nossa escola fica reduzido ao xadrez, este beneficia com o trabalho exaustivo feito no ano anterior e é criada a Escola de Referência.

Beneficia das verbas atribuídas e adquire-se imenso material, o espaço é que continua a não existir; o sucesso nas competições e uma maior visibilidade levam-nos a estabelecer pela primeira vez protocolos com outras entidades, a primeira foi os Amigos de Urgeses.

Muitos episódios aconteceram nesse ano e o mais pitoresco foi o da ida ao Campeonato Nacional de Escolas em Janeiro de 2006, com a velha carrinha de nove lugares dos Amigos de Urgeses.

No regresso, entre Leiria e Coimbra começa a chover torrencialmente e há uma forte ventania, deixa de se ver um palmo de terra e eu na auto-estrada. Para agravar, de repente um alvoroço, chove dentro da carrinha e com o vento as portas traseiras abrem, enfim uma aflição que a proximidade com a estação de serviço minorou, mas foi bem exemplificativa de toda a espécie de dificuldades que senti e sobretudo porque na altura era o faz tudo, não tinha ninguém que me ajudasse, foi um trabalho solitário de grande sacrifício pessoal e privação familiar; no entanto, acreditava piamente no que fazia e no alcance que poderia ter para os atletas, para a escola e até mesmo para a comunidade.

Ainda em 2004, o presidente da AXDB, Dr. Fernando Castro convidou-me a fazer parte da direcção, no ano seguinte estive na arbitragem dos Campeonatos Nacionais de Jovens que tiveram lugar no Ofir (Esposende), em 2006 chefiei a delegação de Braga aos campeonatos nacionais Jovens em Portimão, em 2007 fui convidado a fazer parte do Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Xadrez, tomei posse no dia 13 de Maio desse ano e finalmente, menos de um ano volvido fui eleito presidente da Associação de Xadrez do distrito de Braga.

A partir de 2006, ano da consagração do nosso atleta João Carlos Sequeira da Costa e da sua internacionalização, ao participar no Campeonato da União Europeia, marca também o início de uma convivência nem sempre pacífica com uma das colectividades mais prestimosas da nossa freguesia, Os Amigos de Urgeses.

No ano lectivo de 2005/06 os professores Fernando Ribeiro e Adelaide Silva colaboram na actividade do clube, em meados de 2006 a colectividade conta com uma aquisição inesperada, o Sr. Vítor Costa, meu antigo aluno de Vizela, foi uma mais-valia a todos níveis notável porque constitui o nosso atleta mais completo tecnicamente e vencê-lo é o grande estímulo da numerosa constelação de pequenas vedetas que o clube possui, mais tarde apareceram outros «outsiders» que vieram no rasto do Vítor Costa e que se sentem bem na «nossa casa» que também é deles.

O ano de 2006 não haveria de findar com o aparecimento de uma nova estrela, o Sr. Joaquim Machado, hoje irradia ainda mais brilho do que quando apareceu, defini-lo, é simplesmente dizer, é um homem fantástico.

E o que dizer da família Rasteiro, o Rui, a Beatriz e da família Cunha que vem de Felgueiras, e outros novos valores que despontam e que somos insuficientes para responder a tanta solicitação.

O Alexandre Mano foi a última aquisição do clube e com ele temos uma equipa que vai à guerra dá e leva, leva e dá, muitas alegrias a todos nós.

Por iniciativa do professor José Pedro Ribeiro, a turma C do sétimo ano, em particular, os alunos João Sequeira da Costa, Carlos Machado e Nélson Costa foi criado o blog, a que o Sr. Joaquim Machado e o Sr. Vítor Costa têm dado vida e que é uma referência nacional.

A nível desportivo, em 2006/07 conquistou-se o 2º lugar do campeonato distrital e em 2007/08 jogou-se pela primeira vez na Taça de Portugal e no campeonato NACIONAL DA 3ª DIVISÃO, em ambas as competições fez-se um brilharete.

Em 2006, Vítor Costa venceu o torneio do Operário e João Sequeira Costa conquistava pela 3ª vez consecutiva o 1º lugar de Sub 14 em Mirandela no Torneio das Oliveiras (venceu nos 3 escalões consecutivamente em 2004, 05 e 06).

Carlos Machado foi o nosso primeiro atleta FIDE e seguiu-se Vítor Costa e João Sequeira Costa.

O Sr. Machado tem o curso de árbitro uma valência que não existia no clube (com curso, entenda-se).

Cinco anos de existência, muito trabalho e muita alegria, esse é o meu testemunho!

Bem haja o Xadrez em Urgezes!

Obrigado a todos que elevam o nome da escola, desta terra e desta modalidade e fazem parte desta grande FAMÍLIA!

Fernando Costa

Prof. Fernando Costa

20 comentários:

Joaquim Machado disse...

Mais uma vez os meus parabéns (nunca são demais).
Muitos anos de vida é o meu desejo a este clube, do qual com muita honra faço parte.
O meu maior desejo, é que todo este tempo dedicado a todos os jovens que por este clube passaram, passam e hão-de passar, tenha influencia no seu presente e essencialmente no seu futuro. Que a prendizagem e práctica deste jogo, lhes traga proveito nas suas vidas.
Venham mais 5.
Cumprimentos
Joaquim Machado

Anónimo disse...

Eu lembro-me dos primeiros passos deste culbe que agora e tudo menos pequeno no distrito.
Eu, Ivo Silva, Pedro Silva e Paulo Silva (uma grande geração do xadrez que se perdeu excepto eu) a apoiarmos o clube. So tenho que dar outra vez os parabens ao clube mas principalmente ao Prof. Fernando Costa que numa curta vida de 5 anos lutou, batalhou, e conquistou o seu espaco entro todos nós.
Mais uma vez PARABENS
Carlos Novais

Anónimo disse...

Se eu fosse de Braga, jogaria no Urgeses!

Unknown disse...

Muitos Parabéns por mais este aniversário.
Continuem a fazer o bom trabalho, que tão bons resultados têm vindo a dar. O xadrez precisa de gente como vós, para se engrandecer.
Um abraço
Afonso Duarte
Moto Clube do Porto / Alpi Portugal

Anónimo disse...

Pois é, ainda bem que há clubes assim! :)
Há cinco anos atrás eu não jogava em clube nenhum! :( Depois de ter jogado em Vizela e depois em Felgueiras, estava como que perdido no que ao xadrez dizia respeito!
E eis que, por sorte, ou melhor, por destino, faço uma pesquisa de clubes de xadrez na internet e depois mando um email para os Amigos de Urgeses a ver se eles me deixavam lá jogar. Fui muito bem tratado logo de início, mesmo por email! :) Ao chegar lá (seguindo um mapa do google maps) encontro o professor Fernando Costa que me havia dado aulas de Ciências no 9º ano. E pronto, foi assim que tomei contacto com os Amigos de Urgeses / ERDX Gil Vicente.
E desde então, como diz o professor Costa, sinto-me em casa. E todos nós sabemos como é bom estar em casa!
Por isso, um forte abraço a todos os que criaram o clube e a todos os que nele participaram e participam. E claro, um abraço muito especial para o professor Fernando Costa!

Vítor Costa

Anónimo disse...

Sinto-me feliz por pertencer a este clube,parabens.

tenho que aprender muito.

Anónimo disse...

E fixe estar na sala de xadres.

Anónimo disse...

gosto de estar aqui para aprender xedrez

Anónimo disse...

no xadrez posso aprender novas tecnicas e melhorar a nossa ablidade

Anónimo disse...

Caro amigo Costa

Conheço-te há uma data de anos e sempre foste muito teimoso.
Os meus parabéns, se é isso que gosta de fazer!

Anónimo disse...

PARABENS O CLUBE É O MAIS CONHECIDO EM PORTUGAL.

Anónimo disse...

é... pois... além de ser o Clube de Xadrez mais conhecido de Portugal é também o Clube mais conhecido do Mundo, e, talvez, mesmo o mais conhecido da Europa.
By the way.... Parabéns, não é todos os anos que se fazem 5 anos. :)

Ass.: aipoisé

P.S.: quase me esquecia .. uma das boas coisas que aprendi aí (no GDR), é que não há Bispos como
os "Bispos a Machado".
Abraços a todos

Associação de Pais disse...

Mais uma vez vimos dar os parabéns ao clube.
Agradecemos todos o empenho e esforço dispendido com os nossos filhos/educandos.
Obrigado
Associação de Pais e Encarregados de Educação da E.B. 1 Quinta do Vale e respectivo Jardim de Infância.

Alex disse...

Não seriam necessárias palavras para traduzir o meu/nosso agradecimento ao Fernando Costa. É só olhar para a alegria dos miúdos e graúdos à volta de um tabuleiro.
Parabéns!

Anónimo disse...

continuem assim espero que ganhem taça

Anónimo disse...

felicidades para os amigos ganhem a taça

Anónimo disse...

Descobri o seu blog quando estive aí há duas semanas.
O professor Fernando Costa foi meu professor de Biologia; foi sempre um stor fixe mas nunca o vi jogar xadrez?

Tenho 2 filhos e o mais velho já está na 2ª classe em Taboadelo.

Anónimo disse...

boa sorte

Anónimo disse...

muitas felicidades para o clube de xadrez. espero que dure ainda muito tempo. PARABENS

José Pedro Ribeiro disse...

Não posso deixar de confessar que sinto uma ponta de orgulho e muita satisfação por, de algum modo, estar ligado a este grande clube. Obrigado pela referência, colega Fernando Costa, e votos das maiores felicidades. Um abraço muito especial aos grandes xadrezistas e bloggers, actuais finalistas da Gil Vicente (como o tempo passa!), João Sequeira da Costa, Carlos Machado e Nélson Costa.