Acho que cheguei lá! 1 - As peças pretas (menos os bispos e o peão) estão bem colocadas para tirar casas ao rei branco. A única casa disponível para o rei é b5, e assim, a solução final deve implicar uma captura do peão para a6 ou c6, tirando também esta casa. Esta é a parte fácil. 2 - O bispo em b8 tapa a retirada o rei preto. A parte difícil é perceber o papel do bispo em g4. A conclusão é que ele tem de estar ali para tomar uma das peças das brancas. A minha primeira reacção foi dar xeque em b5 e depois dar a dama em a7, mas os cavalos não coordenam. Portanto:
1. Cc8+ Bxc8 (se 1...Ra8 2. Cb6+ Ra7 3. Cb5 mate). Agora, se o peão tomar para a6, está protegido pelo bispo. O resto já não foi tão difícil. 2. Cb5+ Ra8 3. Da7+ Bxb7 4. Cc7+ Rb8 5. Ca6+ e é xeque perpétuo. Se as pretas tomam o peão, o rei fica afogado.
2 comentários:
Acho que cheguei lá!
1 - As peças pretas (menos os bispos e o peão) estão bem colocadas para tirar casas ao rei branco. A única casa disponível para o rei é b5, e assim, a solução final deve implicar uma captura do peão para a6 ou c6, tirando também esta casa. Esta é a parte fácil.
2 - O bispo em b8 tapa a retirada o rei preto. A parte difícil é perceber o papel do bispo em g4. A conclusão é que ele tem de estar ali para tomar uma das peças das brancas.
A minha primeira reacção foi dar xeque em b5 e depois dar a dama em a7, mas os cavalos não coordenam. Portanto:
1. Cc8+ Bxc8 (se 1...Ra8 2. Cb6+ Ra7 3. Cb5 mate). Agora, se o peão tomar para a6, está protegido pelo bispo. O resto já não foi tão difícil.
2. Cb5+ Ra8
3. Da7+ Bxb7
4. Cc7+ Rb8
5. Ca6+ e é xeque perpétuo. Se as pretas tomam o peão, o rei fica afogado.
Mt bem Alex!
Enviar um comentário