terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Xadrez as Leis do Jogo – Artº 12

 

Artigo 12 - A conduta dos jogadores

12.1 Os jogadores não deverão praticar nenhuma acção que cause má reputação ao jogo de xadrez.

12.2

a. Durante a partida os jogadores estão proibidos de fazer uso de anotações, fontes de informação, conselhos, ou analisar noutro tabuleiro.
b. É expressamente proibido trazer telemóveis ou outros meios de
comunicação electrónicos para a área de jogo, a não ser com autorização do árbitro. Se o telemóvel de um jogador tocar na área de jogo, durante a partida, o jogador deverá perder o jogo. A pontuação do adversário deverá ser determinada pelo árbitro.

12.3 O registo de partida deverá ser usada apenas para anotação dos lances, dos tempos dos relógios, das ofertas de empate, registos relacionados com reclamações e outros dados relevantes.

12.4 Os jogadores que tenham terminado as suas partidas, devem ser considerados espectadores.

12.5 Os jogadores não podem deixar a ‘área de jogo’ sem a permissão do árbitro. A área de jogo é composta pela sala de jogo, casa de
banho, área de refeição leve, área reservada para fumadores e outros locais designados pelo árbitro.
O jogador que tem a vez de jogar, não pode deixar a sala de jogo sem a autorização do árbitro.

12.6 É proibido distrair ou perturbar o adversário de qualquer maneira.
Isto inclui reclamações ou ofertas de empates sem cabimento.

12.7 As infracções a qualquer um dos Artigos 12.1 a 12.6 deverão redundar em aplicação das penalidades previstas no Artigo 13.4.

12.8 A persistente recusa por parte de um jogador em cumprir as Regras do Xadrez deverá ser penalizada com a perda da partida.
O árbitro deverá decidir a pontuação do adversário.

12.9 Se ambos os jogadores forem julgados culpados do incumprimento do Artigo 12.8, a partida deverá ser declarada perdida para ambos.

 

A conduta dos jogadores.

Parte integrante e fulcral do jogo, ao jogador pede-se que tenha uma postura digna e que dignifique a prática de um jogo milenar. Para ganhar é necessário primeiro aprender a perder, e quando joga, o jogador deve sempre estar preparado para qualquer um dos 3 resultados possiveis de acontecer numa partida. Nada é mais dignificante para um jogador, do que o cumprimentar do adversário no final do jogo independentemente do resultado alcançado no mesmo. É tradição no xadrez e em praticamente todos os desportos cumprimentar o adversário no inicio da competição e desejar-lhe boa sorte. Por vezes e felizmente em ocasiões cada vez mais raras, assiste-se a situações em que um dos jogadores, tenta por qualquer meio iludir o seu adversário e o próprio àrbitro, tentando de forma ilicita ganhar proveitos que lhe não são devidos. Compete essencialmente a todos os monitores, formadores e treinadores a explicação de forma muito clara deste 1º ponto do artº 12 das regras do jogo de xadrez, a todos quantos se iniciam nesta modalidade.

12.2 alinea b).  Cá está uma das regras por todos conhecida, discutida e infelizmente muito poucas vezes acatada. É impensável para todos que um qualquer jogador de futebol, basquetebol, andebol, atletismo, etc… atenda o telemovel durante uma competição, porque o hão-de fazer durante uma partida de xadrez? No xadrez, e esta regra fala de qualquer dispositivo electrónico, os mesmos podem adquirir um outro sentido, uma vez que qualquer um deles pode perfeitamente permitir aquilo que vulgarmente chamamos de batota. A regra é clara, “o jogador deverá perder o jogo”, atenção no entanto para o facto de que a mesma regra não diz que o adversário ganha. Compete ao árbitro decidir a pontuação a atribuir ao mesmo.

12.3 Já tinhamos visto no artº 8º, a forma como deve ser tratado o registo de partida.

12.4 Terminada a partida o jogador passa a considerado espectador, e deverá a partir desse momento respeitar as indicações que lhe forem dadas, e o local para onde se deve dirigir. 

12.5 A area de jogo, e a sala de jogo. As mesmas devem ser definidas antes do começo da partida, e devem ser do conhecimento de todos. É normalmente permitido aos jogadores que se movimentem livremente pela sala de jogo, desde que não interfiram nos restantes tabuleiros, mas o acesso à restante area, denominada precisamente de area de jogo, contem alguns condicionalismos no seu acesso. Não é permitido ao jogador sair da area de jogo, sem que a sua partida termine.

12.6, 12.7, 12.8 e 12.9, Para ler e de fácil entendimento.

Reflexão:

O árbitro só intervem na partida, se os jogadores a isso o obrigarem, podendo os mesmos através de uma conduta digna, tornar o mesmo um mero assistente, que se delicia em vê-los jogar.

Sem comentários: