terça-feira, 11 de maio de 2010

Campeonato Nacional da 3ª divisão

6ª ronda - GDR Os Amigos de Urgeses 1 x 3 Círculo Arte e Recreio
 


Perdemos. Foi a primeira derrota da época, mas será, com certeza, suficiente para não conseguirmos atingir o 1º lugar da série, como era nosso objectivo. Veremos se a subida à 2ª divisão ainda é possível, mas isto já dependerá dos regulamentos e não do nosso desempenho nos tabuleiros.
Também, verdade seja dita, defrontamos uma equipa que veio da 2ª divisão por força regulamentar e não estivemos nada mal. Faltou alguma experiência; dois ou três lances mal jogados definiram o resultado final. O empate não teria sido um resultado disparatado.

O primeiro jogo a terminar foi do Vítor, no 2º tabuleiro. O Rui Azevedo fez um excelente jogo, e não é fácil identificar erros óbvios do nosso capitão. Nesta posição, as brancas jogaram 19. a4!, abrindo a ala de dama e praticamente garantiram a vitória.

Provavelmente o momento decisivo para o resultado final foi quando caiu a seta do Rui Rasteiro, no 4º tabuleiro. O jogo foi extremamente complicado e o Rui utilizou largas quantidades de tempo para se tentar desembaraçar das muitas dificuldades. A verdade é que conseguiu dar a volta a um jogo perdido, mas não resistiu ao relógio.

Nesta posição, já com muito pouco tempo, o Rui não encontrou 36...d4!, atacando simultaneamente a dama e a torre de b3. As pretas ganham pelo menos a qualidade com 37. Cd3 dxe3 38. Cxc5 Bxb3 e, com mais dois peões, é pouco provável que as brancas consigam dar a volta.


Aliás, a posição final, a seguir, é elucidativa. São as brancas a jogar, e mesmo recuperando imediatamente um peão, ainda seriam as pretas a comandar. 


No meu jogo conquistei a vantagem ainda na abertura. Ao 17º lance a iniciativa transformou-se num peão de vantagem, e esta posição ocorreu ao 29º lance.

Parece que 30. Td5! assegura uma larga vantagem para as brancas. Eu não pensei assim e joguei 30. Rd1?


Pouco depois o meu adversário propôs empate, mas o decorrer dos outros jogos não me permitiu aceitar. 


Aqui o lance ganhador é 43. a4! Infelizmente eu "encontrei" 43. f4??, esquecendo que no xadrez não é obrigatório comer peões. É claro que o Fernando Pereira jogou 43...g4!, e a minha vantagem foi toda para o tecto.

Por fim, eu ainda poderia ter ficado com um empate jogando 49. Tf1+, mas já o Rui tinha perdido e o empate não nos valia de nada. Mesmo assim, jogar 49. Rb7? não adiantou nada. As pretas tomam o peão com a torre e dois peões apoiados pelo rei ganham facilmente à torre, como aconteceu.

Podem dizer que eu não sei jogar finais (e é verdade), mas no calor do momento não é fácil. O Luís Vasconcelos também se enganou no final de torres contra o Paulo Pinho nesta posição.

Se as pretas jogam 47...Th7, não há forma de ganhar para as brancas. Mas depois de 47...h3?, as brancas ganham facilmente; 48. Th6! h2 49. Txh2 Rxb6 50. Tc2! A torre branca corta o caminho ao rei preto e o rei branco ajuda o avanço do peão.

Tab.GDR Os Amigos de Urgeses
1 - 3
Círculo Arte e Recreio
1Paulo Pinho
1 - 0
Luís Vasconcelos
2Vítor Costa
0 - 1
Rui Azevedo
3Alexandre Mano
0 - 1
Fernando Pereira
4Rui Rasteiro
0 - 1
Domingos Monteiro


Na última jornada, enfrentamos a equipa da Didáxis, também ainda invicta na competição. Vamos tentar fechar em beleza a série e depois logo se vê.

Sem comentários: