segunda-feira, 23 de março de 2009

Campeonato Nacional da 3ª Divisão

4ª Ronda - GDR Os Amigos de Urgezes 0 x 4 Núcleo de Xadrez do Vale de São Cosme


Mais uma jornada do Nacional, e recebemos os líderes da classificação, o Núcleo de Xadrez do Vale de São Cosme, ou Didáxis, se preferirem. Eles confirmaram a sua classe e ganharam o encontro por 4-0. Como já vai sendo habitual, vamos ver algumas posições e lances que ajudaram a decidir o rumo do encontro.
Antes de tudo, nas crónicas anteriores não foi difícil escolher posições em que o destino do jogo ficou mais ou menos traçado. Normalmente acontece quando um jogador comete um erro e o adversário aproveita a oportunidade. Neste não fácil. O que só atesta a boa qualidade do xadrez que se jogou ontem. Foram poucos erros e muitos lances bons. Vamos vê-los.
No tabuleiro 3, o João Costa jogava de brancas contra o Rui Pedro Gomes e tinha esta posição após o lance 12.


O último lance foi 12…f6, e um olhar superficial indica que as brancas estão muito bem. O cavalo aparenta ter uma excelente casa para ir (c6) e os dois bispos brancos apontam para diversas casas na posição das pretas. Uma análise mais atenta permite-nos ver que as brancas vão ganhar, pelo menos, um peão. E assim deve ter pensado o João, que jogou 13.Cc6 De8 14.Cxa7 Df7


Giro, não é? Mas uma terceira análise, a partir desta posição, revela que o cavalo já não tem para onde fugir. E que a dama só conseguiu escapar aos bispos porque tinha a casa f7, que ficou vaga porque o peão foi para f6. Eu não sei se o Rui Pedro viu isto quando jogou 12…f6, ou se apenas aproveitou a oportunidade; se viu, é impressionante. As brancas ainda lutaram para confundir a posição, mas o cavalo caiu ao fim de alguns lances e o jogo ficou decidido.
No tabuleiro 1, estava o chefe, contra o Yaroslav Minakov. O jogo foi muito posicional, e o Minakov, mais experiente, ganhou a iniciativa logo na abertura e foi asfixiando o Machado, vencendo de forma natural. Depois do célebre “bispo à Machado”, vamos ver o “cavalo assustado”.


Depois de 11…b5, o cavalo de c3 assustou-se com o peão e correu para e2. Do que é que o cavalo teve medo, Machado? Depois de 12.Ce2 d5, as pretas estão melhor colocadas.
O único jogo que teve o resultado em dúvida até ao final decorreu no tabuleiro 2, entre o Bruno Gomes e o nosso capitão. Depois de muitos lances de bem estudada teoria e mais uns poucos improvisados, chegou-se a esta posição.


As brancas jogaram 19.De4. O software indica 19…Bf3 como o melhor lance, mas o Vítor jogou 19…Tae8, o que também parece bom, já que a dama não tem muitas casas. No entanto, 20.Dxe8! é ainda melhor. Alguns (bons) lances depois, a posição era esta:


O meu software indica que as pretas jogam 27…De1+ 28.Rg2 h5! seguido de 29…Bh3+! e ganham. Estes dois últimos lances são muito difíceis de encontrar, mas mostram que o jogo poderia ter caído para o outro lado. O Vítor jogou 27…bxa4 e o jogo prosseguiu.
E, finalmente, nesta posição, não parece, mas o rei preto está em risco.


As pretas jogaram 35…Dd3. Seguiu-se 36.Txg4+! Bxg4 37.Bh6+ e desistem. 37…Rg8 38.Ta8+ Bc8 39.Txc8 é mate. O avanço de peão de h no lance 35 teria evitado a combinação e o resultado do jogo é incerto. Uma boa combinação do Bruno para ganhar o jogo!
O meu jogo, no tabuleiro 4, embora tenha sido o último a acabar, esteve sempre bem encaminhado para o meu adversário, que fez uma excelente partida. Depois de me apanhar em contra-pé na abertura, o Luís Silva levou o jogo controlado, pese embora os meus esforços para contrariar a sua vantagem, até atingir esta posição.


Os meus peões estavam uma desgraça, mas a presença dos bispos de cor contrária dava-me alguma esperança, se fosse possível trocar pelo menos um par de torres. Mas o Luís foi implacável e decidiu o jogo com 32.e6!, que eu não tinha visto. Os detalhe são simples de calcular, mas o principal é que a torre vai chegar a h7, e eu já não tenho quaisquer hipóteses.
Portanto, os resultados foram

GDR Os Amigos de Urgezes 0 x 4 Núcleo de Xadrez do Vale de São Cosme
Tabuleiro 1 – Joaquim Machado 0 x 1 Yaroslav Minakov
Tabuleiro 2 – Vítor Costa 0 x 1 Bruno Gomes
Tabuleiro 3 – João Costa 0 x 1 Rui Pedro Gomes
Tabuleiro 4 – Alexandre Mano 0 x 1 Luís Silva


Os rapazes da Didáxis mostraram porque são favoritos à subida de divisão. Para nós ficou o prazer de termos disputado boas partidas. Parabéns aos nossos adversários.

11 comentários:

Miquinhas disse...

Foi uma grande tarde de xadrez! Perdemos 4-0, mas isso ficou-se a dever à grande qualidade do adversário! Há jogos que se perdem porque fizemos asneiras, mas isso não foi o que aconteceu no Sábado. Os amigos da Didaxis estiveram muito bem e não será surpresa se subirem de divisão! Eles merecem!
Quero deixar aqui um abraço especial ao Sr. Machado que se bateu muito bem! É pena não termos este Senhor a jogar assim mais vezes!

Joaquim Machado disse...

Caro Alexandre, começo te responder dizendo que o cavalo não fugiu.
Antes de mais, devo dizer que já sabia (sabiamos todos) de antemão que o meu jogo não seria nada fácil, devido ao valor do meu adversário. Porque na mesma data se realizava mais uma jornada de Desporto Escolar (já é normal), faltava-nos um elemento na equipa, e fomos forçados a esta "substituição" no 1º tabuleiro. Tinhamos outras opções mas esta era definitivamente a mais viavél.
O jogo nem começou muito mal, acho apenas que me precipitei a trocar o meu bispo pelo cavalo, mas como sei que o Minakov é muito forte a jogar com os ditos, não perdi mais tempo e "comi-lhe" logo ali um, julgo que podia ter esperado mais um pouco. Na posição que se apresenta, a minha duvida (e demorei muito até tomar uma decisão), era a de depois de ver o Minakov a descer "pela esquerda", e como o roque para mim já era (parecia-me a mim) dispensável, apetecia-me mesmo era atacar "pela direita", ir com tudo para cima dele. Sou assim, começo a só ver mates á minha frente e apetecia-me mesmo ir para cima do rei dele.
Tinha sido por demais avisado para fazer um jogo calmo e seguro e sem grandes jogadas (de que me arrependo em 90/99% das vezes). Então optei por trazer o cavalo para a direira para apoiar a subida dos peões. A ideia era boa mas depois não sei porquê perdi-me e fui trocar o cavalo pelo bispo, apenas com o objectivo de lhe tirar o par de bispos, em vez de tentar segurar os peões na já falada ala direita.
Parece-me que cometi outro erro ao ter forçado a troca do meu cavalo pelo unico bispo do adversário.
Não interessa, perdi e perdi bem, mas até gostei do jogo, e do ambiente à volta do mesmo. Já muitas vezes aqui falei do ambiente em redor destes jogos.
A sala estava magnifica (tenho fotos espectaculares) e o silencio em todas as mesas era "lindo" e propício a uma deliciosa tarde de xadrez. Nem o "bruuuááá´" da multidão no exterior nos conseguia pertubar (decorria na mesma hora um jogo de futebol, onde penso que tambem perdemos, hà Sábados assim).
Agradeço ao Minakov, o respeito com que me tratou, não assumindo nunca o grande (enorme) favoritismo que possuia (se calhar até pensava que eu sabia jogar).
Parabéns á Didáxis pela vitória, foi justa e merecida, mas acho que valemos juito mais do que os 0-4 finais.
Um dia destes chega a nossa vez e alguem vai pagar estas facturas que já se vão acumulando.
Foi um prazer...
Cumprimentos
Joaquim Machado

ps. ao Sr Costa respondo depois.

Joaquim Machado disse...

Só mais um pequeno pormenor.
Aqueles tabuleiros e peças de madeira...
até ensinam a jogar.

Miquinhas disse...

Sobre os tabuleiros e as peças de madeira ainda hei-de dissertar um destes dias! Por enquanto, estou à espera de conseguir ganhar um jogo nesses tabuleiros!

Anónimo disse...

Olá.
Alexandre, por acaso vi, porém 13.Cxe7 seria melhor, uma vez que se troca meu bispo pelo cavalo dele, pois o meu bispo branco de b7 encontra-se mal e teria de perder um pouco de tempo a activá-lo.

Quando 13.Cc6 foi jogado, ainda pensei:"será que ele viu isto tudo e me está a escapar alguma coisa?". Após uma breve "vista de olhos" vi que não :D.

Ganhamos, é certo, agradecemos a todos pelos parabéns, mas nem todos os clubes nos podem proporcionar uma recepção como a que tivemos oportunidade de ter.

Sem mais,

Cumprimentos, Rui Pedro Gomes

Anónimo disse...

Peço desculpa, enganei-me. Estava a pensar na posição sem tabuleiro. 13.Cd7 seria, isto sim, um lance que, a meu ver, parece melhor devido
às possibilidades tácticas.

Cumprimentos.

Rui Pedro Gomes

Anónimo disse...

Olá a todos!
Grande partida Alexandre apesar da abertura... que fez com que conseguisse ter o jogo sobrecontrolo, mas valeu este jogo.
Agradecemos a todos pela excelente recepção, voces sao mesmo os "amigos" de Urgeses. Até à próxima e continuem a actualizar este excelente blog ;D


Cumprimentos
Luís Silva


NXVSC!!!!!4Ever

Alex disse...

Machado, gostei da tua ideia. Mas quando tiveres um plano segue-o até ao fim. Mas não invalida que tenhas feito um bom jogo.
Rui, acredita que é um prazer enorme jogar convosco. Desde o primeiro jogo que fizemos, no Torneio do Operário, fiquei com a melhor das impressões de ti como jogador e pessoa; esta impressão foi confirmada nas vezes em que tive a oportunidade de conviver um bocadinho contigo e com os teus colegas.
Ganhar e perder faz parte do jogo. Aliás, não pode haver vencedores se não houver vencidos. Mas saber receber os nossos amigos de xadrez não é uma opção; é uma obrigação, e, no vosso caso, um privilégio.
Quanto ao Luís, deste-me coça velha. Pronto, está 1-1 - no próximo jogo desempatamos ;)
Um abraço deste amigo que também é vosso fã.

Professor Mário Oliveira disse...

Desta vez não facilitamos!

Espero que esta pausa do Campeonato não faça com que percamos o embalo... :)

O Sonho comanda a Vida e esta jovem equipa está de parabéns!

São o meu orgulho...

Força aos Amigos de Urgeses e espero que ganhem os restantes jogos! Estamos a dever a este mui nobre clube uma lembrança...

Abraço.

Mário Oliveira

Joaquim Machado disse...

Caro Prof. Mário Oliveira,
a unica coisa que nos devem é a desforra deste jogo.
Embora ainda há pouco aí tivessemos ganho para a taça AXDB, contra outra equipa, mas não mais fácil do que esta, e perdemos para o Distrital de equipas, o saldo é-vos favoravel nesta altura.
Melhores dias virão, para isso trabalhamos.
Parabéns pelo bom trabalho que se está a fazer para esses lados, os resultados vão aparecendo um pouco por todo o lado onde vocês vão, e sempre pensei que devemos tentar copiar/imitar aqueles que trabalham bem.

Cumprimentos
Joaquim Machado

Jean-Jacques disse...

Alex ... tudo bem? espero que sim apesar da derrota, pois quando se perde com a consciencia que se deu o máximo devemos ficar sempre a cabeça erguida ;-)

Agora outro assunto ... Torneio Noites de Caíssa na Ponte, ainda não vi o teu nome nas inscrições, nem do pessoal da tua equipa! Eu a pensar que iamos voltar a estarmos juntos espero que não ficar desiludido.
Acho que é de aproveitar até porque ainda não está publicado mas virá malta da "pesada" o que penso que deve ser muito estimulante para voces e todos os amantes do xadrez.

Para finalizar fica aqui o meu email:
jeanjacquej@gmail.com
envia-me o teu ...

Abraço para ti e felicidades para equipa.