quinta-feira, 12 de março de 2009

Grupo Desportivo e Recreativo Os Amigos de Urgeses

Colectividade já com 25 anos de vida, o GDR Os Amigos de Urgeses, é muito mais do que um simples clube de futebol. Embora nesta actividade o clube dinamize toda a região envolvente com vários escalões. Escolinhas, Infantis, Iniciados, Juvenis e Seniores.

Além do futebol, a colectividade tem várias modalidades desportivas entre as quais e como é do conhecimento público o Xadrez, e a secção de BTT.

A Colectividade divide-se depois em vários Departamentos;

DSI - Sistemas de Informação

"Durante o ano de 2004 os Amigos de Urgeses viram nascer um novo departamento, o Departamento de Sistemas de Informação-DSI. A criação deste departamento deve-se sobretudo à necessidade que a Colectividade sentiu de também ela não ficar indiferente a esta “nova era” da Sociedade da Informação, com especial enfoque na Internet.

O início do Projecto de criação do site dos Amigos de Urgeses, contribuiu de forma decisiva para a criação do DSI, na medida em que se tornou necessário a criação de uma estrutura capaz de efectuar a gestão desse projecto.

A Gestão do Site dos Amigos de Urgeses é porventura a principal actividade do DSI, na medida em que se pretende que este seja não só um veículo de promoção e informação sobre os Amigos na “Aldeia Global”, mas também que funcione como um arquivo histórico onde sejam armazenadas todas as actividades e eventos que se vão realizando, assim como as individualidades que a eles ficam ligadas.

Outra das prioridades do DSI é a Gestão do Espaço Millennium que se encontra alojado no Bar dos Amigos. Nesse âmbito pretende-se que as condições existentes nesse espaço possibilitem à população em geral as melhores condições no contacto com as novas tecnologias."



Departamento Recreativo & Cultural


"O Departamento Recreativo do G. D. R. "Os Amigos de Urgeses" desenvolve várias actividades de índole cultural e recreativa, para que o trabalho da nossa Colectividade não seja só futebol.
Deste modo, os nossos associados e simpatizantes poderão usufruir de diferentes acções tais como, colóquios, conferências/debates, teatro e espectáculos musicais.
Temos organizado vários espectáculos teatrais, levados a efeito por Grupos de Teatro, quer do nosso concelho, quer dos concelhos limítrofes a Guimarães.
A título musical, organizamos, por duas vezes na Igreja Paroquial de Urgezes, um concerto com a Orquestra do Norte e a actuação do Orfeão da Coelima, organizado na Igreja Matriz.
No que diz respeito ás conferências e colóquios, destacamos aqui o "Fórum Urgezes que Futuro", o colóquio sobre o "25 de Abril" e a conferência sobre o futebol de formação. Actividades que tiveram um excelente nível de participação, onde se debateu e foram tiradas conclusões, para acção futura.
Desta forma, proporcionamos à nossa comunidade uma forma diferente de ocupar os tempos livres, servindo também para educar e ensinar os mais jovens, transmitindo-lhes valores essenciais para uma vivência em cidadania."

Departamento Social (CAL)

"O ATL dos "Amigos de Urgeses"

Os "Amigos de Urgeses" supriram uma carência que há muito se fazia sentir na freguesia: a criação de um ATL (prolongamento de horário).

"Construindo um edifício de raiz em pouco mais de três meses sob a direcção de Germano da Silva, os "Amigos de Urgeses", no início do corrente ano lectivo, proporcionaram às crianças da freguesia o estabelecimento do horário escolar normal.
Obviamente, tudo isto é fruto do altruísmo, cada vez mais raro, de uma série de gente que teima em dar a cara por projectos solidários, fazendo hoje da freguesia uma das mais vivas no contexto do concelho vimaranense."

É dentro deste Departamento, que a Colectividade, trabalha arduamente para concretizar uma das suas maiores obras. A construção de um novo edifício, que permita um ainda maior apoio à comunidade.
O novo edifício irá albergar diversas valências.
A continuação do ATL, Creche, Jardim de Infância, Apoio ao Idoso e Apoio Domiciliário.
No âmbito desta obra, deslocaram-se à Colectividade na passado dia 10 de Março, diversas Entidades;
Governador Civil do Distrito de Braga
Presidente do Município de Guimarães
Directora do Centro de Segurança Social do Distrito de Braga
Presidente da Junta de Freguesia de Urgezes
Pároco da Freguesia de Urgezes
Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Gil-Vicente
e muitos outros cidadãos anónimos, que quiseram testemunhar ao vivo uma obra que há muito pouco tempo não passava de um sonho na imaginação de meia dúzia de Directores da Colectividade.
Já dizia o poeta;
"O homem sonha e a obra nasce"
e a mesma lá está para quem a quiser ver.
Um edifício construído de raiz, que "contra tudo e contra todos" se ergueu e se prepara para entrar na fase acabamentos, estando a sua inauguração prevista para o próximo mês de Junho.
A Comunicação Social acompanhou a visita e podemos já aqui apresentar a reportagem feita pela Guimarães TV:







Parabéns a todos quantos lutaram e lutam todos os dias para que todos nós possamos usufruir destes espaços e de todos os serviços que os mesmos proporcionam a toda a comunidade.

Grupo Desportivo e Recreativo Os Amigos de Urgeses

Secção de Xadrez

Sem comentários: