domingo, 29 de março de 2009

Nacional Jovens – Dia 1

O Sr., Carlos Dias, representante da Delegação da AXDB nos Campeonatos Nacionais de Jovens,  enviou-nos este texto relativo aos Campeonatos e ao desempenho dos nossos jogadores nestas 2 primeiras sessões. Desde já ao Sr., Carlos Dias, o nosso obrigado.

 

“Depois de uma extenuante viagem contemplativa, acompanhada de receitas culinárias vociferadas por uma acompanhante do Porto, a delegação da AXDB chegou a Portimão depois de dez horas no asfalto e nas estações de serviço.

A comitiva estava cansada e esperava que o pedido de adiamento (feito depois da Assembleia do dia 25) da primeira jornada fosse aceite, uma vez que este fim de semana os relógio adiantavam mais uma hora. Tal não foi aceite, argumentando que iria originar atrasos… sem comentários.

Começam os nacionais, 06h30 toda a gente a pé (pela hora antiga), todos prontos para o nacional que já causou grandes surpresas e algumas da boas. A melhor de todas foi sem dúvida o empate alcançado pelo Carlos Machado (Urgeses), na mesa 1, frente ao super candidato Jorge Ferreira, do Dias Ferreira, no escalão sub 16. O seu colega de equipa, João Sequeira Costa, contabiliza ponto e meio acrescem os dois pontos de Nuno Martinho da Escola João de Meira.

No escalão Sub 8, Luís Rodrigues do AMAS, assumiu a luta pelos primeiros lugares ao derrotar os seus adversários enquanto Beatriz Rasteiro, Amigos Urgeses conquistou o seu primeiro ponto na segunda Jornada.

Fernando Marques, Vila pouca, é o melhor atleta nos sub 10, fruto de uma vitória e um empate. Com a mesma pontuação estão Ivo Dias (Didáxis), Bruno Ribeiro (AMAS) e Rui Rasteiro (Amigos Urgeses) nos sub 12 . João Daniel Ribeiro (Amigos Urgeses) distanciou-se dos seus colegas ao perder o encontro da tarde.

Nos sub 14 Alexandre Belsley (AMAS) ganhou os seus dois encontros e nos sub 18 a grande surpresa é Luís Romano (Sá de Miranda) e a vitória de Alice Marinho (Didáxis) sobre Mariana Silva, principal candidata ao título feminino.

Para amanhã há mais e bons jogos em perspectiva".

Carlos Oliveira Dias” 

ps. Para amanhã estão prometidas as fotos, o que aguardamos ansiosamente.

3 comentários:

Joaquim Machado disse...

Tambem não entendi, e ainda me custa um pouco a aceitar, o não terem adiado por uma hora a 1ª jornada. Simples e sem qualquer problema em termos logisticos, até porque sem emparceiramento acelerado, a 1ª-sessão seria sempre das mais rápidas do torneio. Era na minha opinião uma questão de bom-senso. Enfim, há sempre quem esteja contra, vá-se lá saber porquê.


Parabéns a todos os nossos atletas, pelas vitórias e empates alcançados. Àqueles que ainda não ganharam, deixo aqui uma forte palavra de incentivo, força a Vossa vez há-de chegar.

Amanhã, grandes confrontos em perspectiva:
A começar pelo Luis Romano, um atleta ainda novo nestas andanças, e que vai ter o prazer de defrontrar o campeonissimo Ruben Pereira, força Luis vai-te a ele, em grande destaque a nossa comitiva de sub-18.
A Beatriz Rasteiro, tem uma "prova de fogo" na sua luta pelo titulo feminino, força Beatriz. Força tambem nos sub-08 para o Luís Rodrigues na mesa 1.

E claro, mais uma vez, parabéns ao Carlos Machado, pelo grande resultado que conseguiu (pelo que já soube, até poderia ter sido melhor)a melhor prova de que nenhum jogo está perdido por antecipação, mas atenção, que nada está ganho.

Aos nossos atletas, apenas peço rigor e concentração, e sempre o máximo respeito pelo adversário.

Boa sorte.

Cumprimentos
Joaquim Machado

ps. alem da sorte para os jogos, desejo-vos tambem bom tempo, para que se possa juntar o util ao agradavel.

Miquinhas disse...

O Carlos conseguiu um resultado fantástico! Empatar na primeira mesa com um dos mais promissores jovens nacionais, e principal candidato ao título, não é para qualquer um! Espero que todos os nossos jogadores se inspirem neste resultado e façam um campeonato muito bom! Agora para o Carlos: jovem, continua a jogar concentrado e com calma; nada de euforias! E quem sabe, talvez faças um brilharete neste campeonato!
Quanto ao Luís Romano, não é nenhuma surpresa: ele joga muito bem e merece jogar hoje com o grande Ruben Pereira.
Bons jogos para todos!

Vítor Costa disse...

Isso do pedido de adiamento não ter sido aceite não é compreensível. Basta que os organizadores pensem na longa viagem da comitiva da AXDB (ou da AX de Bragança ou da AX Porto). É a desvantagem de se morar no Distrito de Braga!
Agora, acho bem que se organize nos próximos tempos um torneio destes no nosso distrito e depois veremos se os organizadores (do Algarve) pensam da mesma forma, quando tiverem de se deslocar até ao Minho.
Não é preciso ser muito inteligente para se perceber o esforço que os nossos jovens fizeram ao andarem um dia inteiro de autocarro e, no dia logo a seguir, terem de se pôr a pé às 6h30 da manhã para irem para uma dupla jornada de xadrez.
Há coisas que não se percebem muito bem! Mas há com certeza, valores mais altos que se levantam (vá-se lá saber quais)...